Pesquisa

Categorias

Anticoncepcionais orais e tabagismo: risco de trombose

Qual a real associação entre eles?

Postado em 09/05/2017


Há muito se fala sobre os riscos dos anticoncepcionais causarem trombose, mas qual a real associação entre eles? Reacendeu-se questionamentos após relatos de jovens em redes sociais e na mídia, que já desenvolveram trombose devido ao uso de pílulas.

A Trombose Venosa Profunda (TVP) frequentemente acomete membros inferiores, mas também pode atacar outros órgãos pelo desprendimento de uma parte do coágulo na circulação, o que é chamado de embolia.

Em muitos casos é repentina d grave, ocorre em especial em pessoas portadoras de condições predisponentes: uso de anticoncepcionais combinados (estrógeno e progesterona) ou tratamento hormonal, presença de varizes, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, estresse, obesidade, hipertensão arterial sistêmica e história familiar (pais ou irmãos com doenças cardíacas ou quadros de trombose até os 60 anos de idade).

O cigarro, aumenta em até três vezes o risco de doenças cardiovasculares, além disso, aliado aos anticoncepcionais combinados pode causar um evento pró-trombótico: a nicotina e o hormônio associados modificam o sangue, o que facilita a formação de coágulos.

Os sintomas de TVP são: inchaço, dor e vermelhidão local. Enquanto os de Embolia Pulmonar incluem falta de ar, dor no peito e tosse seca. Sendo esta uma situação gravíssima, colocando o paciente em risco de morte.

O tratamento da trombose deve ser iniciado o mais rápido possível, o uso de meias elásticas deverá ser empregado apenas após a avaliação médica.

Para se proteger da trombose:
- Faça avaliação médica antes de usar anticoncepcionais orais
- Não fume
- Controle a hipertensão arterial e/ou diabetes
- Controle o peso
- Pratique atividades físicas

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar!!!

Categorias: Dicas de saúde;

Calendário nacional de vacinação é ampliado em 2017

O objetivo dessas mudanças é aumentar a proteção de crianças e adolescentes

Postado em 01/05/2017


As alterações apresentadas pelo Ministério da Saúde no Calendário Nacional de Vacinação da rede pública ampliam o público - alvo para seis doses: tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, meningocócica C e hepatite A.

O objetivo dessas mudanças é aumentar a proteção de crianças e adolescentes. Entre os adultos, a meta é manter a eliminação do sarampo e rubéola e evitar novas contaminações de caxumba e coqueluche.

As vacinas alteradas:
HEPATITE A - disponibilizada para crianças até 5 anos, antes, a idade máxima era 2 anos.

TETRA VIRAL (sarampo, caxumba, rubéola, varicela) - para crianças, há amplificação da oferta da dose, passa a ser administrada de 15 meses até 4 anos. Antes, a aplicação era feita entre 15 meses e menores de 2 anos.

HPV - ofertada para meninos e homens que vivem com HIV e Aids entre 9 e 26 anos, e para imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos.

MENINGOCÓCICA C - disponibilizada para adolescentes de 12 e 13 anos.

DTPA ADULTO (difteria, tétano e coqueluche) - recomendada a gestantes a partir da 20 semana.

TRÍPLICE VIRAL (sarampo, caxumba e rubéola) - segunda dose da vacina introduzida para a população de 12 meses a 29 anos. Antes, era até 19 anos. Para adultos, 30 a 49 anos, indicação de apenas uma dose.

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar!!!

Categorias: Dicas de saúde;

A importância do uso de repelentes nesse período do ano

Confira por que o uso de repelentes com maior frequência pode livrar você de doenças nesse verão.

Postado em 27/01/2016


O mosquito Aedes aegypti apresenta grandes risco para todos nessa época do ano e apenas retirar água parada e possíveis criadouros do mosquito não basta para se proteger. Desta forma, uma complementação bem efetiva é apresentada com o uso de repelentes de insetos.

A função do repelente é evitar a aproximação do mosquito e consequentemente a picada e transmissão da doença. Entretanto, é importante lembrar que o repelente não mata ao mosquito, ele tem a função de afastá-lo e evitar a picada.

Os repelentes se apresentam em diversos formatos diferentes, tais como: gel, loção, creme e spray. Eles devem ser aplicados sempre de manhã e reaplicados de duas em duas horas ou conforme as recomendações dos fabricantes, já que o mosquito tem hábitos diurnos.

É importante ressaltar que as pessoas devem procurar por repelentes aprovados pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa. Isso garante que o produto é eficaz.

Para crianças o ideal são os repelentes produzidos especialmente para elas. Crianças menores de 6 meses não devem usar nenhum tipo de repelente de insetos.

Para quem vive em regiões muito quentes e precisa do uso de filtro solar, devemos lembrar que o filtro deve ser aplicado na pele antes do repelente. Além disso, lembre-se de nunca aplicar repelentes na área dos olhos e boca.

Faça uma visita a Farmaxima Olifarma e garanta seu repelente ou então entre em contato com nosso disk entrega e solicite.

Estamos na Av. Washington Luiz, 814, Jd. Leonor - Campinas - SP

Telefones e Disk Entrega: (19) 3234.8061 | (19) 3579.7687

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar!!!

Categorias: Dicas de saúde;

Conheça as diferenças entre o zika vírus, a dengue e chikungunya

Previna-se do zika vírus, dengue e chikungunya mantendo o repelente sempre em mãos e seguindo alguns cuidados básicos.

Postado em 18/01/2016


Os brasileiros foram surpreendidos com um novo vírus que é transmitido pelo mesmo mosquito (Aedes aegypti) que carrega a dengue e a febre chikungunya, trata-se do zika vírus. Ele apresenta sintomas parecidos com o da dengue e isso pode causar certa confusão na hora da identificação dos sintomas.

O Zika Vírus raramente provoca complicações como sangramentos, acometimentos ao sistema nervoso, fígado e coração. Já a chikungunya apresenta febre mais alta e as dores articulares são bem mais proeminentes podendo perdurar, em casos especiais, por anos e apresenta-se também por outras formas atípicas que incluem fenômenos hemorrágicos, doenças oculares, miocardite, hepatite e nefrite.

 

Os sintomas do Zika Vírus

O zika vírus pode causar febre, dor de cabeça, nas articulações e pelo corpo, diarreia, náuseas e mal-estar. Pode causar também erupções na pele na forma de manchas vermelhas pelo corpo acompanhada de coceira.   

Essas manchas podem aparecer no rosto, tronco, membros, costas, palma das mãos e sola dos pés. A Fotofobia, que é a sensibilidade a luz, e conjuntivite são outros sinais da infecção pelo zika vírus

O tratamento é baseado no uso de paracetamol ou dipirona para febre e dor, seguindo as mesmas orientações para a dengue e chikungunya. Ainda é importante salientar evitar drogas como antiinflamatórios não hormonais, como diclofenaco, etc.

Lembre-se, se você identificar algum dos sintomas citados acima procure imediatamente um médico. O uso de repelentes é altamente recomendado, inclusive na gravidez, utilizando repelentes próprios para o período de gravidez e nunca deixar água parada no quintal ou proximidades da sua residência.  

Para aquisição de medicamentos e repelentes entre em contato com a Farmaxima Olifarma. Estamos na Av. Washington Luiz, 814, Jd. Leonor - Campinas – SP (Próximo ao Instituto dos cegos)

Telefones e Disk Entrega: (19) 3234.8061 | (19) 3579.7687

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar!!!

Categorias: Dicas de saúde;

Os benefícios do guaraná para sua saúde

Confira as dicas da Drogaria Farmaxima Olifarma! Venha nos fazer uma visita e conferir os produtos que temos à sua disposição.

Postado em 17/12/2015


O guaraná pode ser um grande aliado para ajudar a blindar a sua saúde e melhorar a sua qualidade de vida. Ele é uma planta proveniente da Amazônia e também é encontrado em outras regiões do Brasil e da Venezuela. Seu fruto é frequentemente utilizado para o preparo de produtos naturais, bebidas e alimentos que tem como objetivo aumentar o nível de energia das pessoas.

O Guaraná ajuda a nos dar mais energia, pois contém guaranine, um elemento que está relacionado a cafeína, com efeitos que chegam a ser até 7 vezes maiores que o da cafeína. Além disso, apresenta Vitamina A, Vitamina E, Vitamina B1, Vitamina B3 e Vitamina PP e minerais como Cálcio, Magnésio, Ferro, Potássio, Fósforo e pequenas quantidades de Selênio e Estrôncio.

Benefícios do Guaraná para seu dia a dia: melhora o desempenho nos exercícios – isso acontece devido aos seus efeitos energizantes, pois o guaraná apresenta uma estrutura química parecida com a da cafeína.

Perda de peso -  o guaraná ajuda a suprimir a fome e é utilizado na forma de chás ou bebidas energéticas e suplementos voltados para perda de peso.

Circulação sanguínea – ele provoca a menor formação de placas aterogênicas em vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos.

Pele bonita – o guaraná é um diurético natural e ajuda a eliminar toxinas do organismo nesse processo. Isso proporciona uma pele mais saudável e diminui as chances de erupções cutâneas.

Estresse – o fruto é conhecido por suas propriedades calmantes. Uma xícara de chá de guaraná pode realmente ajudar a aliviar o estresse e melhorar o humor.

Benefícios para diabéticos: o guaraná pode auxiliar no controle da glicemia pela presença de pectina e fibras que absorvem água, formando uma espécie de gel no estômago juntamente aos alimentos. Desta forma, a digestão fica mais lenta e a glicose eleva-se de forma mais gradual no sangue, prevenindo picos de glicose.

Mente em dia – O guaraná ajuda seu cérebro a aprender melhor, pois suas propriedades energizantes aumentam a atenção, alerta e circulação sanguínea.

Lembre-se, é importante ter atenção na dosagem de guaraná ingerida periodicamente, pois os riscos do pó de Guaraná estão associados ao excesso de cafeína no organismo, podendo provocar sintomas como: ansiedade, irritabilidade, tremores e pela estimulação direta do músculo cardíaco, possivelmente acarretar no aumento de batimentos cardíacos e palpitações. Até 300 miligramas de cafeína por dia é geralmente segura para a maioria dos adultos. Sempre consulte o seu médico antes de fazer o uso de estimulantes.

Entre em contato com a Farmaxima Olifarma e peça um orçamento para produtos a base de guaraná e realizamos a entrega na sua casa.

Estamos na Av. Washington Luiz, 814 - Jd. Leonor - Campinas – SP - Próximo ao Instituto dos cegos

Telefones e Disk Entrega:(19) 3234.8061 | (19) 3579.7687

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar!!!

Categorias: Dicas de saúde;