Conheça as diferenças entre o zika vírus, a dengue e chikungunya

Previna-se do zika vírus, dengue e chikungunya mantendo o repelente sempre em mãos e seguindo alguns cuidados básicos.

Postado em 18/01/2016


Os brasileiros foram surpreendidos com um novo vírus que é transmitido pelo mesmo mosquito (Aedes aegypti) que carrega a dengue e a febre chikungunya, trata-se do zika vírus. Ele apresenta sintomas parecidos com o da dengue e isso pode causar certa confusão na hora da identificação dos sintomas.

O Zika Vírus raramente provoca complicações como sangramentos, acometimentos ao sistema nervoso, fígado e coração. Já a chikungunya apresenta febre mais alta e as dores articulares são bem mais proeminentes podendo perdurar, em casos especiais, por anos e apresenta-se também por outras formas atípicas que incluem fenômenos hemorrágicos, doenças oculares, miocardite, hepatite e nefrite.

 

Os sintomas do Zika Vírus

O zika vírus pode causar febre, dor de cabeça, nas articulações e pelo corpo, diarreia, náuseas e mal-estar. Pode causar também erupções na pele na forma de manchas vermelhas pelo corpo acompanhada de coceira.   

Essas manchas podem aparecer no rosto, tronco, membros, costas, palma das mãos e sola dos pés. A Fotofobia, que é a sensibilidade a luz, e conjuntivite são outros sinais da infecção pelo zika vírus

O tratamento é baseado no uso de paracetamol ou dipirona para febre e dor, seguindo as mesmas orientações para a dengue e chikungunya. Ainda é importante salientar evitar drogas como antiinflamatórios não hormonais, como diclofenaco, etc.

Lembre-se, se você identificar algum dos sintomas citados acima procure imediatamente um médico. O uso de repelentes é altamente recomendado, inclusive na gravidez, utilizando repelentes próprios para o período de gravidez e nunca deixar água parada no quintal ou proximidades da sua residência.  

Para aquisição de medicamentos e repelentes entre em contato com a Farmaxima Olifarma. Estamos na Av. Washington Luiz, 814, Jd. Leonor - Campinas – SP (Próximo ao Instituto dos cegos)

Telefones e Disk Entrega: (19) 3234.8061 | (19) 3579.7687

Deixe seu comentário
Categorias: Dicas de saúde;

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários